Fly: Os Aromas da Palestina

@





*



sábado, 15 de janeiro de 2011

Os Aromas da Palestina

Quando lemos sobre os aromas usados pelos povos orientais, principalmente os da Palestina, logo nos vêm a lembrança o livro de Cântares ou da Rainha Ester. O livro de Cântares é o que mais os menciona, já Ester foi tratada com os mais ricos aromas, o que a tornou a preferida e escolhida do rei.
Eis aí então uma listagem de óleos para unção retirados da cultura Judáica:
* Bálsamo - resina escura que contém ácido benzóico e é destilada com água até extrair a essência. ( Planta ou árvore que destila resina.
Ex 30.33   - Ct 4.14

* Càlamo -  Nome científico= Andropagom culamus aromaticus.
Também conhecida como cheiro doce e agradável.É uma espécie de cana, especiaria usada na composição do óleo sagrado para unção. A raiz hebráica da palavra Cálamo significa levantar-se.Se desenvolve em pântanos e lugares úmidos, na Arábia ou na Ìndia.
* Mirra - A raiz hebráica da palavra Mirra significa "Fluir". Goma, resina odorífira, medicinal, produzida pelo Balsamodendro, através de golpes feitos na casca da árvore. A planta de Gn 37.25 indica a resina odorífera produzidas por plantas da família das cistáceas e, mais propriamente chamada ládano ou labdano. Foi usada como ingrediente do óleo da unção para o Tabernáculo (Ex 30.23). Usada durante 6 meses para purificação das damas da Pérsia. (Ester 2.12). O óleo de mirra é apresentado no livro de Cântares como perfume. Em outros tempos era muito estimada, mas hoje quase não é usada, a não ser pelos turcos que apreciam a planta como perfume. Na unção e consagração na igreja de Jesus, é comum o seu uso desde que, ele seja completamente consagrado ao Senhor. Considerado com alto teor analgésico, serve como medicamento para alívio das dores ( Mc 15.23.



Nenhum comentário:

Postar um comentário