* Aloés - Este tipo de planta nada tem a ver com as floridas plantas de jardim cujas folhas se extrai uma resina amarga e purgativa. O Aloés Bíblico refere-se a uma madeira preciosa e odorífica chamada cientificamente de Aquilaria Agallocha, da qual se extrai uma resina usada para perfumar roupas e camas.
É mencionada como uma das especiarias mais preciosas de Cantares 4.4. O Aloés está juntamente aliado a mirra como perfumes agradáveis e atraentes. Seu uso é mencionado no sepultamento de Jesus, em que tomaram parte José de Arimatéia e Nicodemos (Jo 19.39), a quantidade do composto usado por Nicodemos deveria ter sido de alto valor, uma vez que era preciosíssimo. Existem mais de 250 espécie diferentes de Aloés no mundo, desenvolve-se em climas tropicais temperados, não conseguindo sobreviver a temperaturas negativas. As folhas são espesas, esguias e espinhosas que crescem a partir de um pequeno talo junto ao chão. Tem sido considerada ao longo do tempo como uma planta medicinal usada como anti-inflamatório, antibiótico e regenrador, por possuir um forte teor de enzimas. As mais conhecidas são:
Aloés de Barbado (babosa) e o Aloés Arbóreo.Hoje a sua utlização é mais abrangente no mercado de higiene pessoal, sendo um dos melhores ingredientes para xampús. Sua resina extraída das folhas de aparência grossa, é um ótimo regenerador da pele em caso de queimaduras.
* Lírio dos Vales - Uma flor que vicejava nos largos vales da Palestina. (Ct 2.1) Crescia entre espinhos e nos pastos. Foi cultivada depois nos jardins, onde tomou seu lugar hoje originário nas casa de Israel.
Tem perfume semelhante a Mirra, e sua formosura é indicada quando o Senhor promete a Israel que ele florescerá como o Lírio. Seus uso como óleo pode ser puríssimo ou aliado a Acássia formando assim um perfume de altissíma qualidade. Há uma variedade muito grande de lírios na Palestina, e todos eles nascem no mesmo lugar, num mesclado de cores maravilhoso. Seu perfume dura por um bom tempo e é possível senti-lo de longe.
* Açafrão - ( crocus sativos). Planta herbácea, com folhas compridas e de cor roxa, bulbosa, as flores podem ser amarelas ou vermelhas. Usada como corante, aromatizante e condimento. Seu chá é medicinal.
* Mandrágora - (Heb.Dudaim e na Botânica mandrágora officinallis). Planta solanácea, odorífica com folhas onduladas, flores de cor violeta, frutos amarelos e pequenos. Suas raízes assemelha-se ao corpo humano.
Desenvolve-se no Vale do Jordão. Seus frutos são conhecidos por sua fertilidade e saúde. Ct 7.13
- Parte do estudo sobre "Os aromas da Palestina" 18/01/2011
Rosangela Ferris
Nenhum comentário:
Postar um comentário