* Nardo - Óleo aromático de uma planta da Índia, o qual era de grande preço. Jo 12.3-5.
Perfume penetrante, extraído das raizes (nome científico - família das Valerianáceas.) Como planta odorífera é mencionada em especial no livro de Cantares. O significado da palavra Nardo Pístico, vem da Vulgata Latina "Spicati nardi, em referência as espiguetas na base da planta de onde se extrai o perfume. Jesus foi ungido com este preciosíssimo perfume de Nardo (Mc 13.3). O Nardo usado nesta ocasião, valia 300 denários, isso é, 300 dias de serviço de um trabalhador. É até hoje usado pela igreja nas consagrações.
* Acásia - Um dos ingredientes do óleo sagrado para unção. Sua casca aromática é semelhante a canela e sua árvore produz uma goma. Sua localização era Arábia e Índia. O Salmo 45 descreve esta planta de maneira ímpar: " Tu amas a justiça, e aborrece a impiedade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros. Todas as suas vestes cheiram a Mirra, Aloés e a Acássia, desde os pálacios de marfim de onde te alegram". Acássia e o Cinamomo pertecem a mesma família, o cinamomo provém do interior de uma casca e a acássia da parte exterior. Estas plantas freguentemente vivem em lugares onde outras plantas não conseguem crescer. Em tempos antigos, a Acássia era usada como repelente contra insetos.
* Cinamomo - Gênero de lauráceas aromáticas, que compreende a Cânfora, a caneleira Etc. Substância aromática que alguns supõem ter sido a canela. É a casca de uma árvore importada de extremo oriente como a Conchinchina, Ceilão e a Costa de Malabar. È conhecida na Palestina desde tempos remotos, e acha-se mencionada entre os aromas da Santa Unção (Êx. 30.23), como uma das partes componentes do óleo Sagrado. È um perfume feito para leitos como em Ct 4.14. como uma das plantas do jardim. É também chamada de canela de cheiro e é também uma das mercadorias de grande valor na Babilônia.
O Cinamomo era usado junto com a Rosa de Sarom como precioso éleo de unção.
* Rosa de Sarom - Planta abundante na Palestina. Mencionada em Cantares 2.1 na primeira pessoa,"Eu sou a Rosa de Sarom". Cresce em terreno plano, plánices entre as montanhas de Efraim e o mar mediterrâneo e o monte Carmelo ao norte e Jope ao sul. Foi este Sarom que se tornou célebre pela sua beleza e fertilidade. Ainda conserva estas qualidades, encontrando-se na primavera adornada de lindas rosas brancas e vermelhas, também de narcisos, cravos e lírios brancos e cor de laranja.Do gênero Rosa, com centenas de espécies, pertence a família das Rosáceas e se apresentam sob numerosas variedades, com grande distribuição geográfica. Tem hastes espinhosas, folhas pecioladas e se apresentam ora isoladas, ora em cachos. Era usada junto com Cinamomo como um precioso bálsamo de suave aroma.
-(Estudo em sequência) 17/01/2011 Rosangela ferris
Nenhum comentário:
Postar um comentário